segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Morro dos Ventos Uivantes

(A cima, uma parte do livro em que Heathcliff reencontra Catherine escondido quando ela já estava muito doente).

Bom dia!
Ainda to meio grogue, acabei de acordar e fiquei com vontade de postar sobre um livro que eu li ano passado de Brönte, O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights).

Sinopse:

"Toda a história, com poucas exceções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Helen Dean, ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, enquanto este se encontrava adoentado.

O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adotar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciuma seu filho legítimo Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr e Sra Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustê-la que Heathcliff.

Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley.

Primeiro se casa com Isabel, irmã de Edgar. Logo após, Isabel lamenta-se de ter se casado com Heathcliff, e tem um filho chamado Linton, enquanto estava longe de seu marido. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para ele. O filho de Hindley (Hareton) consequentemente, fica sem herança -- mas apesar disso, considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se falasse mal de sua pessoa. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão. Como último desejo é enterrado junto com Catherine, seu grande amor... e deste dia em diante muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro..." (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Morro_dos_Ventos_Uivantes)

Obs: Tava muito bem explicadinho do Wikipedia e quem abri a página pode encontrar um pouco sobre dois personagens: Heathcliff e Catherine.

- Eu, particularmente, adoro uma personagem da história que é a filha de Catherine. O final dela na história mostra com deveria ter sido a vida da sua mãe se ela tivesse escolhido ficar com Heathcliff... Mas eu entendo que naquela época ela (Catherine) não poderia casar com Heathcliff por uma questão financeira e tudo mais...

Eu fiquei feliz por sua filha ter ficado com o primo Hareton depois de tudo que ela passou nas mãos de Heathcliff, depois de tudo que TODOS passaram nas mãos dele!

Leiam!

3 comentários:

Camilla disse...

Hey! tudo bem?
Eu deixei um selo pra ti lá no meu blog *-* dá uma olhada
beijos ;** p.s.: o blog tá lindo demais *-*

Mariana Guerra disse...

Eu tenho sérios planos de ler esse livro, eu já peguei na biblioteca, mas estavam faltando 4 páginas.
Preciso lembrar de comprar na próxima promoção da Saraiva!

Gostei muito do seu blog!
Adorei o post mais abaixo sobre os olhos negros!
Bom, eu me sinto na mesma!

Beijos

Anônimo disse...

Good fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.